“Antigos e modernos” na Revista de História

A Revista de História da USP publicou esse ano um número especial com o título Antigos e Modernos, organizado pelo Francisco Murari Pires. O número é bem legal, com artigos do François Hartog, Fábio Joly (da UFRBA) e José Otávio Guimarães (da UNB).

Hartog contribuiu com um artigo bem legal, sobre ‘os clássicos, os modernos e nós’. Apesar de esse tipo de trabalho não ser minha seara, ele faz uma observação interessante (tem outras também): enquanto os estudos clássicos eram uma coisa meio ‘amadora’, entre os séculos XVIII e XIX, eles era um domínio das elites européias que tinha que aprender grego e latim. Dessa forma ninguém questionava o valor das línguas de Cícero e Platão, uma vez que isso os diferenciava da maioria da população. A partir de meados do XIX, no entanto, com a profissionalização da história antiga (especialmente na Alemanha), esse campo de saber ficou cada vez mais especializado, e a elite pulou fora. Uma coisa é estudar grego e latim quando se é criança, outra é ficar estudando papiros e inscrições quando se tem um império para administrar. 

Stéphane Ratti publicou um artigo sobre ‘os últimos fogos da resistência pagã’, um artigo muito esquisito. Pela maior parte do século XX estudiosos seguindo os trabalhos de Herbert Bloch e Andreas Alfoeldy enfatizavam a idéia de que no final do século VI d.C., quando o império romano estava consolidando-se como um império cristão, os pagãos de Roma se organizaram em uma rebelião e apoiaram a revolta do usurpador Eugênio em 394 d.C. Essa idéia foi desbancada de maneira irreversível por autores como Peter Brown e Alan Cameron (cujo Last Pagans of Rome finalmente está para sair). Ratti mostra que conhece as fontes, mas volta a idéias muito antigas, presas ao culto dos grandes homens (nesse caso Símaco, Pretextato e Nicomaco Flaviano), e se ele não ignora (afinal ele cita) deixa de levar em consideração todos os avanços feitos nessa área desde os anos 1970. Uma pena.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s