410 – O saque de Roma

Este ano são completados 1600 anos desde que as tropas visigodas de Alarico tomaram a cidade de Roma. O saque de Roma marcou a história da cidade, assim como a formação do Ocidente. Nos dizeres de Jerônimo, a cidade que conquistou o mundo foi conquistada (ou coisa assim).

Dois anos atrás eu estava batendo papo com um amigo que trabalha no Instituto Arqueológico Alemão de Roma (autor de um livro excelente sobre identidades bárbaras e elites na Antiguidade Tardia), quando nos tocamos que seria interessante reunir especialistas para apresentar o que se sabe hoje sobre o saque: seu contexto, o evento em si, e suas consequências. Nossa questão era simples:  quais são os indícios para dizer que o saque foi tão importante? Arqueólogos frequentemente datam traços de destruição em Roma como sendo de 410, mas será que isso não é um raciocínio circular? 

Bom, como resposta a estas questões organizamos um colóquio que acontecerá em Roma, entre 4 e 6 de Novembro deste ano (Agosto, quando o saque aconteceu, é muito quente!). A programação já está praticamente fechada, e pode ser conferida aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s