Afrescos de Pompéia no Rio de Janeiro

Uma notícia no excelente Rogueclassicism, sobre o repatriamento de um afresco romano do século I d.C. que estava no Getty Museum, na Califórinia, para a Itália, me fez lembrar dos importantres afrescos de Pompéia que estão no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Os afrescos são do século I d.C., mais especificamente de 62 d.C. (depois do grande terremoto), e foram encontrados no templo dedicado à deusa egípcia Ísis em Pompéia.

O afresco agora se encontra no Museu da Quinta da Boa Vista, no Rio

O afresco agora se encontra no Museu da Quinta da Boa Vista, no Rio

O acervo chegou ao Brasil através dos contatos da Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II e grande interessada em arqueologia. Ela chegou no Brasil em 184e, e os afrescos (4 painéis: o site do Museu da Quinta tem fotos) foram enviados por seu irmão  Ferdinando II, rei das duas Sicílias, alguns anos mais tarde.

O templo de Ísis era circundado por um pórtico com colunas, decorado com afrescos, e ficava no alto de um pódio, ao qual se obtinha acesso por uma escadaria. O templo possuía quatro colunas na frente (o que arquitetos chamam de prostilo tetrastilo), e a foto abaixo, tirada em 1870, dá uma boa idéia da arquitetura do complexo.

Templo de Ísis, Pompéia

A maior parte dos afrescos e objetos encontrados no templo encontra-se, naturalmente, no Museo Arqueológico de Nápoles, que possui uma excelente página sobre o templo aqui. O Museo Nacional da Quinta da Boa Vista também não faz feio, e além de possuir uma bela coleção de antiguidades romanas e egípcias, afinal a imperatriz era uma aficcionada por arqueologia (um dia volto a escrever sobre isso), esta página na internet (mas não sei a data) diz que os afrescos foram restaurados recentemente. É curioso que o tema dos cultos egípcios esteja se tornando cada vez mais popular nos congressos e encontros de história antiga no Brasil, mas não me lembro de ter visto nenhuma discussão destes afrescos. De qualquer modo, para quem quer visitar o Museu, esta página dá todo o serviço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s