Arte Antiga em Roma

2008 está sendo um ano excepcional para os amantes da arte antiga em Roma. Começou com a abertura das excavações debaixo do Palazzo Valentini: duas casas romanas do século II d.C., com espetacular decoração em mosaico e mármore. A exposição é ainda mais interessante porque através de efeitos de luz os mosaicos são reconstruídos durante a visita, enquanto animações digitais recriam a arquitetura das casas, provavelmente de senadores romanos. Maiores informações podem ser conseguidas no site da Província de Roma, que ocupa o palácio.

 No Palazzo Massimo alle Terme, a exposição Rosso Pompeiano apresenta uma das mais espetaculares coleções de afrescos antigos que eu já vi. O grosso das pinturas vem de Pompéia e Herculano, mas também de Oplontis e de Roma – o museum possui os afrescos da Vila de Lívia em Prima Porta e da Farnesina. Muitas das pinturas, como a da casa do bracelete dourado, permaneceram décadas longe dos visitantes e estudiosos, e essa é realmente uma oportunidade única. Além disso, o catálogo é excelente. Maiores informações podem ser encontradas aqui.

E finalmente, está prometida para Março a abertura da casa de Augusto no Palatino. O Sítio permaneceu fechado por muitos anos, mas finalmente as restaurações terminaram. Será possível visitá-la a partir do dia 2 de Março, provavelmente com reserva. Algumas imagens podem ser vistas aqui.

O que todas estas exibições têm em comum é serem concentradas na arte romana do início do Império (nem tanto no caso do Palazzo Valentini). O mais espetacular é ver como o gosto artístico das classes dominantes romanas passou por uma explosão: apesar de os temas já serem aqueles conhecidos de pintores e connoisseurs helenísticos, na época de Augusto a diversidade temática e de estilo é simplesmente sem par.

Anúncios

2 Respostas para “Arte Antiga em Roma

  1. gostaria de mais informações sobre pintura romana antiga.

    estamos fazendo um trabalho de faculdade sobre este tema, contamos com o apoio de vocês para me encaminhar algumas informações importantes

  2. eu queria saber sobre a roma na antiguidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s