Forma Urbis

A editora Quasar acaba de republicar a espetacular Forma Urbis Romae, de Rodolfo Lanciani. Esse é o livro fundamental para quaquer pessoa que tenha agum interesse na arqueologia de Roma, topografia, na história da cidade, ou que apenas goste de livros bonitos – e bota bonito nisso! A Forma Urbis é uma série de mapas da cidade, 46 no total, mostrando os edifícios e ruas da Roma contemporânea (de Lanciani, ou seja, de mais ou menos 1900), da Roma medieval e moderna, e todas as ruinas e descobertas arqueológicas feitas na cidade até então. Isso inclui inscrições, ruínas conhecidas apenas através de relatos e desenhos antigos ou medievais, etc. As plantas usam cores diversas para os diferentes períodos.

Assim, por exemplo, se você uma referência a uma inscrição encontrada no século XVIII durante obras no palácio dos Borghese, você pode identificar onde esse palácio fica, e logo onde a inscrição foi encontrada. Isso é ainda mais importante quando se pensa que muitos dos palácios, ruas e igrejas medievais e barrocos desapareceram durante as obras que fizeram de Roma uma cidade moderna (a assim chamada Roma Capitale umbertina, do fim do século XIX e início do XX). Para dar uma idéia de como esse material é valioso, aqui vão duas images da mesma área, onde na Antiguidade Petrônio Máximo construiu seu forum 9perto do Coliseu e da igreja de São Clemente), um mapa moderno e o do Lanciani.

Área na Forma Urbis      Mapa moderno

Anúncios

Uma resposta para “Forma Urbis

  1. Olá

    Realmente vou colocar este livro na minha lista de aquisições, com sua licença irei replicar essa interessante noticia no meu blog também.

    Parabéns pelo Posto

    Carlos Lemes
    http://leitorcritico.wordpress.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s