Romanos e bárbaros

Está sendo realizada no Palazzo Grassi, em Veneza, a exibição Roma e i Barbari (de 26 de Janeiro a 20 de Julho de 2008). A exposição tem como objetivo discutir as relações entre Roma, o Império Romano, os romanos, e os “bárbaros”, do século I ao século IX d.C. O evento é patrocinado pelos governos da Itáia, França e Alemanha, além do arcebispado de Veneza, e graças a isso acabou assumindo proporções colossais: não só no número e valor dos artefatos reunidos, mas também por suas ambições intelectuais.

O objetivo não é apenas repetir antigas idéias de superioridade romana versus os bárbaros, mas sim questionar estas noções, repensando as próprias categorias de “romano” e “bárbaro”. Um dos objetos em exposição é a tábua recordando o discurso (em inglês, só uma parte, e em latim, inteiro) do imperador Cláudio no senado romano, em 48 A.D., no qual ele anuncia defende a idéia de incluir cidadãos nobres da Gália na ordem senatorial, uma idéia que não foi bem aceita pelos senadores romanos. Se um gaulês podia virar senador, isso significa que a própria noção de “romano” era fluida, em permanente estado de construção – uma vez que os grupos sociais (ou nacionais, ou étnicos) aos quais esta categoria se refere podem ser ampliados. Uma coisa interessante sobre este discurso é que não apenas o governo romano e os cidadãos gauleses julgaram importante preservá-lo, inscrevendo e preservando a referida placa de bronze, mas também Tácito, no livro 11 dos Anais, reproduz o texto do discurso (em inglês).

Um dos pontos altos da exposição é um busto do imperador Marco Aurélio, em ouro, encontrado em Avenches, antiga Aventicum (na Suíça). A cidade mantém um site muito simpático, com bons planos e fotografias (em francês). É irônico que uma obra tão preciosa tenha sido encontrada em uma área que tradicionalmente consideramos periférica no império romano – em Roma mesmo devem existir pouquíssimas obras assim (neste momento, não me lembro de nenhuma, se excluirmos objetos de uso pessoal e estátuas de bronze).

Eu vou amanhã para Veneza visitar a exposição, e tenho entrada reservada para o Domingo. De qualquer modo, vale à pena dar uma olhada no site da exposição, especialmente na introdução às obras.

About these ads

8 Respostas para “Romanos e bárbaros

  1. estou procurando a DIFERENCA entre os dois.

  2. na verdade quero saber como era a convivencia dos dois juntos o comportamento e tal

  3. eu estou procurando a diferença entre os dois

  4. eu estou procurando , uma imagem de um encontro dos Romanos junto com os Barbáros !
    será que dá pra alguém me ajudar ? só tem qeue ser rápido pois é pra sexta-feira (12/03) !
    obrigada desde já (:

  5. é ótimo, essa pesquisa é tudo o que eu preciso

  6. e muito legal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s